Depois de uma digressão esgotada no Reino Unido, bem como de uma série de aparições pop up de enorme sucesso em 'Tom's Town' no Reino Unido, Tom Walker revela o seu novo single épico 'Holy Ghost'. A faixa é o terceiro single oficial a ser retirado de seu aguardado novo álbum I AM, com data prevista de edição a 20 de setembro.
Para esta nova faixa fica a influência de Hozier com produção de Labrith, a alma eletrónica com contornos de canção de amor.
"É um pouco como o tipo de alma que está em Take Me to Church, mas também com uma escuridão." explica Tom. "Naquele momento, o meu casamento estava a 11 dias de distância, e eu queria escrever uma canção de amor que realmente não parecesse uma canção de amor. Pode ser sobre qualquer pessoa que se importe e cuide de você. Quem é uma sombra, certificando-se de que você está bem."
No final do ano passado lançou 'Burn' e 'Freaking out' - ambos Tom cantou em Later... Com Jools Holland.
Tom tornou-se conhecido por relatos poderosos de histórias de outras pessoas, incluindo a batalha de um amigo com drogas ('Leave A Light On'), e articulando seus próprios sentimentos relacionáveis pela agora sua esposa ('Just You & I'). No seu novo álbum encontra-se a escrever sobre as suas próprias lutas e ansiedades pessoais, desafios criativos, tristeza e momentos de desespero. É um relato por vezes visceral de quem é Tom Walker em 2024, daí o título: I Am.
"I Am é o culminar de tentar descobrir quem eu sou nos últimos quatro anos." explica Tom. "Este disco é um instantâneo do que se passou na minha vida e do que se passou à minha volta – o que me fez feliz ou triste, extasiado ou miserável."
Depois de escrever uma infinidade de novas faixas, um Tom exausto foi posteriormente para Los Angeles para escrever com os irmãos McDonough, Toby Gadd, Ryan Daly e Castle, cujos créditos entre eles incluem Beyoncé, Joji, Khalid, Mimi Webb e John Legend. A viagem reacendeu a emoção e o amor de experimentar coisas novas.
Os resultados falam por si com 'Freaking out', 'Lifeline', 'Burn', 'Head Underwater' e agora 'Holy Ghost'. Olhando para o futuro, Tom assumirá as datas dos festivais do Reino Unido antes de ir para os EUA para uma digressão, antes de retornar ao Reino Unido e à Europa para uma Tour de arenas com os The Script em novembro e dezembro.
Como Tom sucintamente coloca; "Vou morrer por essas músicas. É a primeira vez em muito tempo que me sinto assim.