Romain Valentino apresenta o single ''Vender o País''

06-03-2025

O músico ítalo-francês residente no Porto, Romain Valentino, apresenta "Vender o País", o primeiro single do álbum de estreia "L'Étoile et le Chariot" a ser lançado em maio com produção musical do guitarrista Telmo Sousa. A canção, escrita de uma só vez na intimidade do isolamento de 2020, é um desabafo no qual ferve o desejo de construir uma existência genuinamente coletiva, um "país" que possa ser casa para todes.

O videoclipe, realizado por André Sousa, foi gravado entre Agosto de 2023 e Novembro de 2024 em locais como a Casa do Salgueiros (Porto), a ria de Aveiro, o Castro de S. Paio e outros, e conta com a participação de três dezenas de pessoas, entre profissionais e amigos. O vídeo integra também imagens da manifestação pelo direito à habitação sob o lema Casas Para Viver, que decorreu no Porto, no dia 1 de Abril de 2023, por cortesia de Maite Calvo.

Segundo Romain, "Escrevi a letra de Vender o País movido pela urgência de pôr em palavras um sentimento de indignação e uma paixão reivindicativa que eu sentia, mas sugestionado ao mesmo tempo por dúvidas e preconceitos sobre a minha legitimidade para abordar assuntos políticos, especialmente em música, e sobre a minha posição para falar do "país" enquanto imigrante. Há um contexto relevante que tem a ver com o meu interesse crescente pela questão do direito à habitação, que só muito tempo depois de escrever a canção se concretizou na minha entrada na organização Habitação Hoje, de que já fazia parte na altura da manifestação cujas imagens estão integradas no vídeo."

De destacar a ilustração da capa do single, da autoria de Julieta Ruiz Argañaraz.

Romain Valentino é cantor, guitarrista e compositor nascido em Itália de pais franceses. A sua trajetória musical alimenta-se de samba, choro, canzone napolitana, jazz-manouche, nueva canción, chanson française, maloya, e outras sonoridades e ritmos.

Daniela Pinto | Foto: Direitos Reservados 

No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...

Na plateia, o público vestia indumentária a rigor para receber o autor de Ganga Com Ganga: dos pés à cabeça, o padrão dominante fez-se representar em larga maioria por cada sala, a condizer com a farda do protagonista. Sinal flagrante de que a persona artística elaborada por Miguel Luz na conceção do seu segundo álbum de originais a solo...