Rita Ventura acaba de lançar o seu EP de estreia ''Sotão''

16-03-2025

'Porque Foste?', ''Eu Disse Adeus' e 'Mente-me' foram os três temas que anteciparam o EP de estreia 'Sótão' de Rita Ventura.

Com este último single, 'Mente-me', a artista alcançou a sonoridade que há muito desejava apresentar, num universo Disney com um arranjo de cordas, numa produção muito especial de João André.

É neste 'Sotão' que a artista se debruça sobre os temas que a inquietam e os apresenta através das canções. São cinco originais que compõem este primeiro curta-duração, gravado ao longo de três anos. Conta com a colaboração de vários músicos e produtores, entre eles Agir e João André, que assumiu a produção da maioria das canções.

"Este trabalho marca a minha estreia como compositora e, ao mesmo tempo, regista a minha história e as minhas memórias, numa abordagem pop, intimista e vulnerável sobre o amor e o desamor, a infância e a chegada à idade adulta. É um encontro entre o passado e o presente, por vezes demasiado direto: hoje, com alguma distância, não sei se teria a coragem de voltar a escrever algo tão autobiográfico." afirma a cantora.

O nome do EP, 'Sótão', representa, metaforicamente, a mente e todos os conflitos que nela habitam. Da expressão usada pela sua tia "pássaros no sótão" diretamente relacionada com problemas de saúde mental, nasce este nome e conceito.

'Esta Sou Eu' é a última faixa e, nem por acaso, transmite a transição de uma fase conturbada para um lugar de luz, onde Rita desvenda que aceita a vulnerabilidade na dor e que ao ser imperfeita, é autêntica.

A artista acrescenta "Nestes quase três anos de construção do EP, a música ensinou-me muito sobre resiliência e fez-me crescer não só como artista, mas também como pessoa. Estou feliz por me ter superado a mim mesma, porque deixar algo eterno no mundo é a vertigem que cumpre todo o propósito deste processo".

O curta-duração 'Sótão' já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

Teresa Lemos | Foto:D.R.

Na sexta-feira, 30 de maio, pelas 21h30, o Teatro das Figuras, em Faro, recebe um dos nomes mais carismáticos da música de raiz em Portugal: Buba Espinho. O artista sobe ao palco acompanhado pelos Camponeses de Pias, num espetáculo que promete uma fusão única de tradição e modernidade.

Foram cinco anos de interregno desde o último álbum até a este que agora estreia, mas música nova de Bispo não nos faltou durante esse tempo. É que, para o rapper de Algueirão-Mem Martins, editar um álbum ainda é coisa séria. E Entre Nós, disco que sucede a Mais Antigo (2020), é a derradeira prova de que...

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, anunciou esta sexta-feira, 18 de abril, que será decretado um dia de Luto Municipal em homenagem ao cantor Nuno Guerreiro, natural daquele concelho, que faleceu recentemente.