Rita Cruz estreia-se com ''Búzios'', o primeiro single do seu novo álbum

11-04-2025

A atriz e cantora Rita Cruz dá o primeiro passo na sua caminhada musical com "Búzios", o single de avanço do seu álbum de estreia. Disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais, esta canção revela um novo lado da artista, onde a música e a interpretação se cruzam com sentido de humor, crítica social e emoção.

"Búzios" é um tema que mergulha no desespero de quem procura alento para a sua dor em todos os cantos possíveis — sejam eles místicos, espirituais ou religiosos," explica Rita Cruz.

Com uma abordagem que mistura o drama e a sátira, a artista expõe as contradições de uma sociedade que recorre a soluções de "penso rápido" para lidar com o sofrimento emocional. Do jejum intermitente às tendências do coaching emocional, tudo serve de bengala para evitar encarar o verdadeiro vazio.

"É uma reflexão, repleta de humor na sua letra, sobre o desamparo e a forma como procuramos preenchê-lo," afirma a artista. "Às vezes, vemos soluções onde não existem, como tornar-nos "coaches" de nós próprios para curar a dor que nem sabemos nomear."

"Búzios" é um cartão de visita ousado, que marca o tom do que será o primeiro álbum de Rita Cruz: uma fusão de sonoridades com forte componente lírica e performativa, onde o sentir e o pensar caminham de mãos dadas.

Cara conhecida do grande público, Rita Cruz entra todos os dias na casa dos portugueses como uma das principais personagens da novela da noite "A Fazenda", reafirmando a sua versatilidade artística e ligação emocional ao público.

Licenciada em Teatro-Atores (ESTC) e Reabilitação e Inserção Social (ISPA). Cofundadora do Teatro do Eléctrico. É actriz e cantora. Desde o início do seu percurso que tem aliado a representação ao canto, em diversões musicais ou em produções com o Teatro do eléctrico cujas produções juntaram teatro e música.

Esteve em diversas formações musicais, a última com Rita e o Revolver, banda de originais.

Em 2015 escreve e encena Mãe com Açúcar. Em 2011 escreve, com Ana Lázaro e Sílvia Figueiredo, Rosa ou Quem é Cabra.

Recebe o Prémio de Melhor Atriz de Televisão (Prémios África is More, 2016). É nomeada para Melhor Atriz (Prémios SPA, 2016) e para Melhor Espetáculo de Teatro com A Noite da Dona Luciana (2016), Menos Emergências (TimeOut, 2014) e Othelo (Globos de Ouro, 2005). Integra diversas produções televisivas e de cinema. É cantora. Faz locuções e dobragens desde 2003.

© O Colectivo

Depois de um 2024 com mais de 70 concertos pelo país, Buba Espinho desafia-se a levar o Cante consigo, desta vez percorrendo vários cantos de Portugal e as suas culturas, bem como a arte explorada em cada lugar, no ano em que este celebra 10 anos de Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.