Realizadores Portugueses em destaque em Festivais Internacionais de Cinema

05-02-2025

O cinema português tem sido recentemente destacado em prestigiados festivais internacionais, com reconhecimentos significativos para os realizadores Maria Inês Gonçalves e Basil da Cunha.
Maria Inês Gonçalves foi distinguida no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR) pela sua curta-metragem La Durmiente (2025, Portugal/Espanha, DOC/FIC, 20′). Este filme, uma coprodução entre Portugal e Espanha, foi reconhecido pelo seu mérito artístico e nomeado para os Prémios Europeus de Curta-Metragem.

 A curta-metragem foi elogiada pelo júri do festival, que a descreveu como:
"Um poema de meditação histórica, que se equilibra entre as evocações do passado e a leveza de um workshop vespertino. A câmara deambula entre o documentário e a reconstituição, a paisagem e o retrato, o abstrato e o concreto, ecoando a tradição do cinema português e explorando a história cultural da Península Ibérica, ricamente entrelaçada. A presença do património arquitetónico dá forma a uma beleza intemporal, de outro mundo, com uma abordagem anacrónica. Os atores infantis, inocentes e solenes, guiam-nos na contemplação do destino das mulheres no meio das grandes convulsões históricas dos séculos passados. Elementos ricos são suavemente harmonizados e construídos sob o toque delicado e suave do realizador. Uma obra muito prometedora para o cinema europeu."

A cerimónia de entrega dos prémios da competição Tiger Shorts decorreu na passada segunda-feira, pelas 21:00 (CET), na WORM Central Station, em Roterdão.

Além disso, Basil da Cunha foi reconhecido pela Short Film Conference com o prémio "Curta do Ano" pela sua obra 2720 (2023, Portugal/Suíça, FIC, 25′). Este prémio é atribuído anualmente pela Short Film Conference, que reúne membros de festivais de cinema de todo o mundo, destacando curtas-metragens de excelência que se distinguiram em festivais membros da conferência.
Enquanto recebeu o prémio, Basil da Cunha afirmou:

 "É uma grande honra para nós, e, sendo este um filme sobre violência policial, espero que este prémio chame mais a atenção para este problema em Portugal. Quero dedicar este prémio a todos os bairros e a todas as pessoas que são vítimas de violência policial."

O filme já conquistou o público de curtas-metragens de todo o mundo, tendo ganho o Prémio do Público e Melhor Realizador Português no Curtas Vila do Conde, o Prémio FIPRESCI 2023 em Oberhausen, Melhor Filme Suíço 2023 no Internationale Kurzfilmtage Winterthur. O filme foi ainda nomeado para Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards 2024.

Estes reconhecimentos sublinham a qualidade e diversidade do cinema Português contemporâneo, reforçando a sua presença e relevância no panorama cinematográfico internacional.

© Agência da Curta Metragem

Lady Gaga, vencedora de 13 prémios Grammy, estreou o vídeo de "Abracadabra", do seu sétimo álbum de estúdio, MAYHEM, que será lançado a 7 de março. Exibido durante um intervalo nos 2025 GRAMMY Awards®, o vídeo serve como um cenário impressionante para a canção, que pinta uma imagem fascinante das provações da vida como uma festa metafórica. Marcada...

A vencedora de um GRAMMY® e uma das artistas mais emblemáticas da música pop contemporânea, Alessia Cara, acaba de editar o seu novo single, intitulado "Slow Motion", que já está disponível em todas as plataformas digitais. Este single marca mais um passo na preparação para o seu quarto álbum de estúdio, "Love & Hyperbole", que será editado no dia...

"Hearts Break & People Change" é o novo single de Victor Ray e marca o início de mais um ano transformador na carreira de Victor, que já foi destacado como um artista a seguir de perto pela MTV Push 2025, Amazon Music e "The Independent". "Hearts Break & People Change" é o terceiro single do próximo EP 'I WILL.'...