''Open Call'' aberta para as Residências Artísticas e os City Showcases do Westway LAB 2024
Um dos momentos mais aguardados pelo setor da música chegou. Estão abertas as candidaturas para os artistas que queiram participar nas Residências Artísticas e/ou City Showcases do Westway LAB 2024, que irá decorrer na primavera do próximo ano. Fazendo caminho para a sua 11ª edição, o Westway LAB abre, assim, as suas portas para receber e trabalhar em conjunto com artistas de várias origens geográficas e estilos musicais, lançando uma Open Call para as suas Residências Artísticas e/ou City Showcases a decorrer em abril do próximo ano. As candidaturas, bem como respetivas condições, aguardam os talentos musicais no website do evento www.westwaylab.com, e posteriormente em Guimarães.
Está deste modo aberta a oportunidade para a comunidade artística da área da música se candidatar a participar na próxima edição do Westway LAB, seja nas Residências Artísticas – a terem lugar no Centro de Criação de Candoso (Guimarães) de 3 a 9 de abril e, posteriormente, a 10 e 11 de abril no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor para apresentação, em formato showcase, de material original – e/ou nos City Showcases – concertos, de acesso gratuito, que acontecem na tarde de sábado, 13 de abril, enquanto parte do programa oficial do festival, em vários pontos do centro da cidade de Guimarães, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.
Às Residências Artísticas podem candidatar-se projetos constituídos por um máximo de dois elementos, sendo assim selecionadas oito propostas (4 nacionais e 4 estrangeiras) que posteriormente originam quatro grupos de trabalho cruzados. Aos City Showcases podem candidatar-se artistas de todas as geografias e culturas, com material original.
As candidaturas podem ser realizadas até ao fim do dia 15 de dezembro de 2023 (WET) através do website www.westwaylab.com, onde é possível consultar informações adicionais e as condições de participação como cachet, alimentação, alojamento, entre outras.
Gerador de muitos encontros, obras e projetos internacionais ao longo dos últimos dez anos, o Westway LAB é o primeiro evento com as vertentes de 'Criação', 'Conferência' e 'Festival' a surgir em Portugal, colocando Guimarães de forma consistente na rota das grandes transformações do setor musical. Este que se tornou um ponto de encontro entre criadores e público; entre músicos e agentes da indústria; e entre todos estes atores e a própria cidade, é promovido pel'A Oficina, em Guimarães, em parceria com a AMAEI (Associação Portuguesa de Música Independente), a WHY Portugal (o Gabinete de Exportação em Portugal) e a GDA (Sociedade Portuguesa de Gestão dos Direitos dos Artistas).
A Oficina | Foto: D.R.
Publicidade