A artista multiplatinada – e vencedora de 3 GRAMMY ® s, Olivia Rodrigo anunciou a sua muito aguardada digressão mundial na sequência do segundo álbum de estúdio GUTS, lançado a 8 de setembro pela Geffen Records, com uma avaliação perfeita pela revista Rolling Stone e aclamado pela restante crítica nacional e internacional.
Produzida pela Live Nation, a digressão mundial de 2024 conta com 57 datas. Arranca na sexta-feira, 23 de fevereiro, em Palm Springs, Califórnia, na Acrisure Arena, com paragens na América do Norte e Europa, passando então por Portugal a 22 de junho na Altice Arena com Remi Wolf como convidada especial para o concerto na capital.
Após o incrível sucesso de sua primeira digressão em 2022, The SOUR Tour, a digressão mundial GUTS será a primeira a levar Olivia a salas icónicas como o Madison Square Garden, Kia Forum, Sportpaleis, The O2 e muitas mais.
O álbum GUTS – sucessor de SOUR de 2021 – inclui os singles "vampire" e "bad idea right?" tendo sido o primeiro eleito Melhor Música Nova pela Pitchfork, que a refere como "uma das melhores performances pop do ano".
SOUR é quatro vezes platina que vendeu mais de 17,9 milhões de unidades em todo o mundo e contabilizou 42 biliões de streams. As 11 faixas do álbum que compõem o disco ficaram no top 30 do Hot 100 da Billboard, tornando Rodrigo na primeira artista feminina a colocar simultaneamente 11 ou mais músicas no top 30. Em Portugal, SOUR detém o galardão de platina com mais de 210 milhões de streams.
Já o segundo álbum da jovem artista norte-americana – GUTS – tem em Portugal os seus 12 temas posicionados no Top 200 do Spotify desde sexta-feira passado, data de saída do disco e é número 1 de álbuns da Apple Music.
"vampire" estreou-se em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e estabeleceu o recorde do Spotify para a maior estreia de uma música a solo em 2023. Por cá, o consumo aproxima-se dos 3 milhões de streams desde o seu lançamento a 30 de junho e faz parte do top 5 de airplay. Alcançou, também, o primeiro lugar em 40 rádios em todo o mundo. Mais recentemente, "vampire" alcançou o primeiro lugar no UK Official Singles Chart – um acontecimento que fez de Rodrigo a artista feminina com o maior número de singles em primeiro lugar no Reino Unido nesta década.
A canção lançada no mês passado, acompanhada de um videoclipe inspirado nos filmes B, "bad idea right?" também atraiu elogios de publicações de peso no mundo da música como a Rolling Stone (que a chamou de "sugar headbanger") e o New York Times (que elogiou a faixa como "uma canção pop brilhante e caleidoscópica…" na sua coluna semanal "The Playlist").