O Fado vai ao Fórum - 17 e 18 de novembro no Auditório do Fórum da Maia

22-10-2023

O Fado Vai ao Fórum é uma iniciativa promovida pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, onde se pretende homenagear o coração e a alma do povo português, o Fado. Terá lugar nos dias 17 e 18 de novembro no Grande Auditório do Fórum Maia, com entrada livre. Nesta segunda edição, a produção e direção artística está mais uma vez a cargo da empresa Trovas Soltas.

Neste ciclo dedicado à primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade, pretende-se dar palco e visibilidade a valores emergentes como o Grupo de Fados Cantares d' Alma Lusa, Mia Moura, Miguel Xavier ou Sandra Cristina.

Engane-se porém, quem ache que o Fado é apenas uma "canção" de Lisboa ou Coimbra, o Porto tem também ele tradição há mais de 100 anos. Aliás basta pensar que uma das primeiras gravações que existem de Fado foi gravada na cidade do Porto em novembro de 1900 por William Sinkler Darby, engenheiro de som britânico que passou pelo Porto. Este engenheiro efetuou mais de 80 gravações musicais, incluindo o Fado Hilaryo, interpretado por Duarte Silva, e Oh Júlia, por José Brito.

Mas a ligação do Porto com o Fado não termina aqui, pelo contrário. Por exemplo, a fadista, Beatriz Conceição (1939-2015) nasceu na cidade do Porto, a mãe do também fadista Fernando Maurício (1935-2003) é originária da zona do Bonfim, Gisela João (1983-) nasceu em Barcelos e destacou-se a cantar Fado na zona da Ribeira e, claro está, o melhor guitarrista de Fado o Mestre José Fontes Rocha (1926-2022) nascido na freguesia de Ramalde e que mudou para Lisboa em 1956 e começou por acompanhar Fernando Farinha, antes de se tornar guitarrista de Amália Rodrigues.

O programa da presente edição d' O Fado vai ao Fórum é o seguinte:
17 de novembro, sexta-feira
Grupo de Fados Cantares d' Alma Lusa | 19h00
Mia Moura | 21h30
18 de novembro, sábado
Miguel Xavier | 19h00
Sandra Cristina | 21h30

 © Beware! 

Publicidade