Num novo álbum póstumo, Leonard Cohen roubou a última palavra à morte.

26-09-2019

'Thanks for the Dance' não é uma colecção comemorativa de lados B e excertos mas, sim, uma colheita inesperada de novos temas, entusiasmantes e vitais, uma continuação do último trabalho do mestre. O álbum será lançado a 22 de Novembro e já está disponível para pré-reserva.

Sete meses após o falecimento do seu pai, Adam Cohen retirou-se para uma garagem convertida no seu quintal, ao fundo da rua onde vivia o seu pai, para voltar a trabalhar com o mesmo e estar na companhia da sua voz. Da sua colaboração anterior em 'You Want It Darker', existiam alguns esboços musicais, por vezes, pouco mais do que a parte vocal. Leonard pediu ao filho que concluísse essas letras.

Este notável novo álbum foi criado em vários locais. Javier Mas, o grande intérprete espanhol de alaúde que acompanhou Leonard Cohen em palco nos últimos anos de digressão do cantor, viajou de Barcelona até Los Angeles para captar o espírito do artista na sua própria guitarra. Em Berlim, num evento musical denominado "People Festival", Adam Cohen convidou amigos e camarads para contribuírem com a sua audição e talento. Damien Rice e Leslie Feist cantaram. Richard Reed Parry, dos Arcade Fire, tocou baixo. Bryce Dessner, dos The National, tocou guitarra, o compositor Dustin O'Halloran tocou piano. O coro Cantus Domus, de Berlim, cantou e a orquestra s t a r g a z e interpretou. Em Montreal, o célebre produtor Daniel Lanois apareceu e deu o seu contributo magnífico nos arranjos, que eram escassos. O coro Shaar Hashomayim, que desempenhou um papel tão importante da sonoridade do último álbum, contribuiu num tema e Patrick Watson trouxe o seu talento inimitável como co-produtor para outro tema. De regresso a Los Angeles, Jennifer Warnes, cantora que mantém a chama de Cohen, contribuiu nos coros e Beck na guitarra e berimbau de boca Michael Chaves, que gravou e fez a mistura elegante de 'You Want It Darker', participou a nível da engenharia e mistura.

E assim nasceu 'Thanks For The Dance', um novo álbum de Cohen que relembra misteriosamente a essência da sua sonoridade.

"Ao compor e fazer os arranjos para as suas letras, escolhemos as suas assinaturas musicais mais características, mantendo-o assim connosco", afirmou Adam Cohen. "O que mais me comove relativamente a este álbum é a resposta surpreendida de quem já o ouviu. "Leonard vive!", afirmaram, um a seguir ao outro."

'Thanks for the Dance' é uma bênção inesperada, um presente repleto de beleza e força. A voz de Leonard Cohen não foi parada. A dança continua.

Agora estreia "The Goal", o primeiro de uma série de vídeos do álbum. Ver aqui.

SME

Publicidade