Mundo 3D South Music e Geração Cápsula antecipam o futuro no SOUTH MUSIC, 15 e 16 de Junho, a partir de Faro
O SOUTH MUSIC, que se realiza em Faro nos dias 15 e 16 de Junho, antecipa o futuro, revelando o talento jovem que está em incubação no Algarve através do projeto Geração Cápsula, ao mesmo tempo que decorre em formato híbrido, tornando-se acessível a qualquer ponto do globo, através do Mundo Virtual - uma plataforma de gaming e eventos que será utilizada pela primeira vez em Portugal.
No contexto do SOUTH MUSIC, a iniciativa Geração Cápsula tem como objectivo revelar o talento de jovens criativos, através de um processo de curadoria que irá permitir a apresentação ao público de músicos de Faro e de todo a região do Algarve, entre os 14 e os 18 anos. Esta acção terá lugar diariamente, a partir das 17H30, na Galeria Arco, numa parceria com a Associação Arquente, com curadoria de Filipe Cabeçadas e Ana Tereza.
O programa do SM Geração Cápsula inclui workshops em áreas tão diversas como o poder da transformação da maquilhagem, o processo fotográfico e como ser freelancer. Apresentará showcases de "Peculiar & Freak", "Dispirited Spirits", Martim Beles e Petr Gdsoon. Na Galeria Arco estará ainda patente a exposição "To Anália With Love".
Como evento que visa a capacitação do sector musical do Algarve, o SOUTH MUSIC dirige-se a profissionais do sector mas também abre as portas ao público em geral, de forma gratuita, através de uma plataforma inovadora e virtual, tornando possível viver a experiência de um festival de música em múltiplas dimensões. O Mundo 3D South Music permitirá ao público assistir aos showcases do SOUTH MUSIC em directo, interagir com outros participantes e experimentar uma forma paralela de viver a música através de avatares, bastando instalar a aplicação aqui (se usar Mac) ou aqui (se for utilizador de windows). O Mundo Virtual foi desenvolvido pela empresa checa Confer-O-Matic e a escola profissional Etic Algarve irá zelar pela otimização da experiência dos utilizadores durante o SOUTH MUSIC.
Recorde-se que o painel de júri constituído por Inês Meneses, Rui Miguel Abreu, Fernando Alvim, Gil Silva, Sandra Faria, Renato Júnior, Paulo Silva e Nuno Saraiva selecionou 33 projectos musicais para a primeira edição do SOUTH MUSIC de um total de 150 candidaturas oriundas de toda a região algarvia. Estes 33 projetos já se encontram a participar em formações e workshops em áreas fulcrais para o desenvolvimento do seu percurso artístico, e irão apresentar showcases aos profissionais da indústria musical reunidos em Faro, nos dias 15 e 16 de Junho. Além dos músicos, entre as centenas de perfis criados na plataforma SOUTH MUSIC, encontram-se vários profissionais oriundos de 13 concelhos do Algarve nas categorias de Autor/a, Produtor/a, Técnico, Agente, Promotor/a e Booker que irão juntar-se aos visitantes.
O SOUTH MUSIC, destina-se aos profissionais da indústria musical, não apenas da região do Algarve mas nacional, que para participarem ao vivo nestes dois dias de networking, showcases e conferências devem inscrever-se previamente aqui, de forma a poderem juntar-se a um conjunto notável de convidados já confirmados. A abertura está marcada para as 14H30 do dia 15 de Junho, com o Painel dos Embaixadores do SOUTH MUSIC, Dino D'Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo. Com moderação de Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal), os 5 músicos com ligações ao Algarve, que conseguiram afirmar-se no território nacional e, em alguns casos, internacional, irão partilhar a dificuldade em ser músico e viver da música fora dos grandes centros urbanos.
Segue-se o Painel das Editoras, às 16H00, moderado pelo jornalista Rui Miguel Abreu, em que se traçam cenários sobre o futuro da edição numa altura em que os paradigmas se alteram devido ao efeito conjunto do advento do digital e a pandemia enquanto acelerador, reunindo Paula Homem (MD Sony Music Portugal), João Teixeira (MD Warner Music Portugal), Francisco Vasconcelos (MD Valentim de Carvalho), José Gomes (Lovers & Lollypops) e Nuno Saraiva (AMAEI) num painel de convidados que coloca em diálogo editoras multinacionais e independentes.
A terceira e última conferência do dia, Painel O Papel da Imprensa Musical, tem início às 17H30 e conta com a moderação da jornalista e radialista Inês Meneses. Os convidados Júlio Ferreira (Choque Frontal), Mário Rui Vieira (Expresso/Blitz), Vítor Belanciano (Público / Ípsilon), Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e François Audigier (Europavox) partilham reflexões sobre a forma como a imprensa musical pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas, nomeadamente projetos independentes e distantes dos grandes centros de decisão.
No segundo e último dia do SOUTH MUSIC, 16 de Junho, a abertura das conferências cabe ao Painel Direitos de Autor e Conexos, que tem início às 14H30 e é moderada por Tozé Brito. Representantes da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) e da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) juntam-se a Miguel Lourenço Carretas da Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos) e Nuno Rodrigues da banda portuguesa Glockenwise, e discutem a substituição das formas tradicionais de receitas por novas plataformas e conteúdos.
Às 16H00 é a vez dos músicos Miguel Araújo, John Gonçalves (The Gift), Tó Viegas e do manager Paulo Ventura, conversarem no Painel Edição de Autor / DIY sobre o progressivo afastamento dos artistas das editoras e dos modelos tradicionais de gestão de carreiras, com Mário Antunes, da Antena 1 Faro, a moderar.
O Painel Programar em Português, moderado por Luís Oliveira (Antena 3), começa às 17H30 encerra os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira (programador cultural, fundador do BONS SONS e diretor do 23 Milhas) Vasco Sacramento (diretor da Sons em Trânsito e do Cine-teatro Capitólio e programador do Festival F), João Carvalho (diretor do festival Vodafone Paredes de Coura), Sandra Faria (diretora da Força de Produção e presidente da APEFE), Ricardo Bramão (Aporfest) e Michael Zolman (Conferomatic), em que se pretende avaliar a criação de música em Portugal versus o mercado que existe para a acolher.
O SOUTH MUSIC conta com o apoio do Europavox, uma plataforma de media que promove a projeção de talentos musicais europeus em todo o continente, assim como eventos e meios de comunicação social. Uma delegação de representantes do Europavox marcará presença no SOUTH MUSIC, acompanhada por 2 jornalistas oriundos da Alemanha, Grécia e Suécia.
Após o evento, o SOUTH MUSIC continuará como uma plataforma alojando vídeos, áudios, informações e contactos das bandas participantes, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação com a indústria musical.
O SOUTH MUSIC é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro das FiguraseFaro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a a Capital Europeia da Cultura 2027, que tem procurado capacitar os agentes culturais. Nesse contexto, o SOUTH MUSIC pretende afirmar-se como um exemplo da forma como o sector cultural e criativo pode ser apoiado e incentivado. É também um modelo de cooperação regional, ao extrapolar as fronteiras do Município de Faro para abrir as candidaturas a todo os músicos e bandas do Algarve. A região tem respondido com o total apoio a este processo de candidatura através do envolvimento, desde a primeira hora, das principais entidades regionais, nomeadamente da AMAL, Universidade do Algarve e Região de Turismo do Algarve que se assumiram como co-produtoras da candidatura mas também da DRCultura, CCDR Algarvee IPDJque confirmaram o seu interesse colaborativo. Importa ainda referir que o aumento da exportação da criatividade regional (interna e externa) é fundamental para dar a conhecer e expandir a produção cultural algarvia.
O South Music tem como parceiros a APEFE, SPA, GDA, Audiogest, AMAEI, Aporfest, a AEAPP - Associação Espetáculo, a ARCM e o IPDJ.
Livecom