Loulé recebe artistas lusófonos no 6.º Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas

28-04-2025

Grupos artísticos de Portugal e de quatro países de língua portuguesa vão marcar presença na 6.ª edição do Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas, que se realiza entre 20 e 24 de maio, em Loulé. Dança, teatro, música e performance compõem a programação deste festival, que mantém a sua marca distintiva: reunir criadores de países lusófonos, unidos pelo mar como fronteira comum.

A edição deste ano contará com a participação de artistas de Cabo Verde, Portugal, Angola, Guiné-Bissau e Brasil, num cartaz diversificado que inclui espetáculos no Cineteatro Louletano, a exibição de um documentário e a realização de um 'workshop' de dança africana aberto ao público, conduzido por uma bailarina e professora de Cabo Verde.

O festival arranca no dia 20 de maio com o encontro "Tantas Conversas", na Alcaiadaria do Castelo, moderado pelo cabo-verdiano João Paulo Brito.

No dia seguinte, 21 de maio, sobe ao palco do Cineteatro Louletano a peça "Cabral, a última lua de homem grande", uma coprodução luso-cabo-verdiana que homenageia a figura histórica Amílcar Cabral.

A 22 de maio, o público poderá participar no 'workshop' "Danças de lá corpos de cá", no Convento do Espírito Santo, e assistir, à noite, à performance "Lágrimas de Sangue", apresentada por uma companhia do Lubango, Angola.

No penúltimo dia do festival, 23 de maio, será a vez do espetáculo de dança "O desespero criação coletiva", protagonizado por um grupo da Guiné-Bissau, também no Cineteatro Louletano.

O Tanto Mar encerra no dia 24 de maio com a projeção do documentário experimental "membrana" — resultado de uma residência artística promovida pela Folha de Medronho — e com o espetáculo musical "Show Tabuleiro", protagonizado por um grupo de Salvador da Baía, Brasil.

O evento é promovido pela Folha de Medronho – Associação de Artes Performativas de Loulé, que reforça, assim, o compromisso de criar pontes culturais entre os países de língua portuguesa.


Desde que editou o seu álbum de estreia não mais voltou a lançar música em nome próprio até então. Passaram-se dois anos, mas a promessa de um regresso à medida do que COR D'ÁGUA representou a nível de impacto na indústria musical nacional ficou patente nas entrelinhas do discurso que fez, aquando da entrega do prémio para Melhor Álbum...

Vivemos tempos em que estamos mais conectados do que nunca, mas, paradoxalmente, sentimos cada vez mais a distância entre nós. "Communication is Key", o novo Vídeo dos Budda Power Blues, é um apelo à verdadeira ligação humana – aquela que vai além das palavras e se sente na partilha, na empatia e no entendimento mútuo.

De Barcelona para o mundo: O DJ/Produtor Lexlay reflete sobre duas décadas de música com o seu álbum de estreia '20 Years of Music', lançado através da sua editora Happy Techno. Conhecido pela sua energia contagiante e pelos seus grooves tech house característicos, Lexlay construiu uma reputação internacional, incendiando pistas de dança de Ibiza...

No seguimento daquilo que tem sido o ano de 2025 de Peculiar, uma temporada de vários lançamentos que resultarão no seu segundo EP, o artista lança uma versão de 'Os Vampiros' de Zeca Afonso neste dia tão especial e marcante, o 25 de abril.