Jorge Ben Jor e Pongo são as novas confirmações do Coala Festival Portugal

17-01-2024

O Coala Festival Portugal anuncia Jorge Ben Jor e Pongo como novas confirmações!

Depois da apresentação de Gilberto Gil, BaianaSystem, Carminho e Mayra Andrade, o Coala Festival Portugal anuncia mais dois nomes para o alinhamento desta primeira edição em Portugal.

​Conhecido por valorizar a música brasileira, o Coala Festival existe no Brasil há 10 anos (décima edição em 2024) e, fará em junho na cidade de Cascais, a primeira internacionalização, nos dias 1 e 2 de Junho. Além das diferentes vertentes da música brasileira (de novos nomes a artistas consolidados), a versão portuguesa do Coala Festival terá representantes lusófonos na programação, estando essa curadoria a cargo de Gabriel Andrade e de Kalaf Epalanga, músico, escritor, poeta e cronista angolano, assim como membro fundador dos Buraka Som Sistema.

Jorge Ben Jor é um dos mais respeitados compositores, guitarrista e cantor brasileiro desde que editou o seu primeiro álbum "Samba Esquema Novo" em 1963 (são assim mais de 60 anos de carreira). Logo no início, o tema "Mas Que Nada" torna-se um êxito internacional tendo sido cantado por Ella Fitzgerald, Dizzie Gillepsie, Al Jarreu entre outros. Nos anos 70, a sua música tomou um rumo mais experimental e fez com que com que participasse em inúmeros festivais de jazz e world music um pouco por todo o mundo. Em 1989, altera o seu nome artístico de Jorge Ben para Jorge Ben Jor e a sua música toma também um rumo mais pop tendo sido cantada/celebrizada por vozes como Fernanda Abreu, Daniela Mercury, Chico César, Ivente Sangalo, Paralamas do Sucesso e Skank apenas para mencionar alguns. Em Portugal, esteve pela última vez no verão de 2022.

Pongo é o nome artístico da cantora angolana Engrácia Domingos da Silva (que antes tinha adotado o nome de Pongolove) que desde muito cedo veio viver para Lisboa com a família fugindo assim da guerra civil angolana. Começou a interessar-se por música mais como dançarina no grupo de kuduro Denon Squad. Pouco tempo depois para além de dançar começou a fazer rap. Em 2008 estreia-se em palco com os Buraka Som Sistema e o tema composto por si "Kalemba (Wegue Wegue)" tornou-se um hit não apenas em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em grande parte por fazer parte da banda sonora de jogos como Need for Speed: Shift e Fifa 10. Inicia a sua carreira a solo com o EP "Baia" em 2018, seguindo-se um outro chamado "Uwa" no ano seguinte. O primeiro longa duração surge em 2022 com o nome "Sakidila".
"Nós estamos muito satisfeitos com a recepção que estamos a ter em Portugal.

 O Coala Festival tem uma essência e uma personalidade muito bem definidas e nesse sentido queremos que o público português crie a mesma relação de carinho que os brasileiros têm com o evento", afirma Gabriel Andrade, sócio-fundador do festival. Gabriel, inclusive, divide a curadoria do Coala Festival Portugal com Kalaf Epalanga, músico, escritor, poeta e cronista angolano, assim como membro fundador dos Buraka Som Sistema.

Beware!

Os Morandi, dupla romena formada por Marius Moga e Randi, pioneiros no sucesso internacional da música romena estão de regresso com este "No Sleep" que conta com a voz de Eneli. Esta canção presta homenagem a um dos heróis musicais da Roménia, Gheorghe Zamfir, incluindo um sample do seu êxito "Lonely Shepard". Os Morandi acumulam feitos como ter 8...

Com "Luan Ao Vivo na Lua", Luan Santana regressa a Portugal. O tão aguardado encontro com o público português promete ser uma viagem pelo universo lunar e tem, agora, data marcada: 23 de agosto, na MEO Arena, em Lisboa.