iolanda edita ''Grito 2.0'' com percussão dos Bateu Matou

11-03-2025

iolanda lançou uma nova versão de "Grito" durante a grande final do Festival da Canção 2025, transmitida ao vivo na RTP. A canção, que originalmente a levou até Malmö para representar Portugal na Eurovisão 2024, surge agora com uma nova roupagem, destacando as percussões dos Bateu Matou, uma novidade desta versão, enquanto a produção continua a cargo de Luar, que já havia assinado a original. "Grito 2.0" chegou agora a todas as plataformas de streaming e a atuação pode ser revista no YouTube da RTP.

Após entregar o troféu do Festival da Canção aos novos representantes de Portugal na edição deste ano da Eurovisão, a artista explica que "esta nova versão do 'Grito' é a premonição do que quero fazer no futuro. Quis despedir-me desta fase do Festival da Canção e da Eurovisão com algo que celebrasse o que para mim foi este último ano e que ditasse o que vem a seguir. Esta canção será sempre o meu bebé preferido, e agora nasce de novo com outra roupagem, mais madura e certa de que o caminho se faz com luta, perseverança e que, independentemente do resultado, a verdade é peça chave na viagem. E agora também é vossa. Quero agradecer com todo o amor aos Bateu Matou por terem aceitado este desafio de elevar as percussões da canção original e ao Luar por saber sempre guiar-me e transcrever a nossa visão numa canção."

O novo ano arranca da melhor forma para a cantora e compositora, que acaba de receber a nomeação de "Artista Revelação" nos Prémios Play 2025, cuja gala de entrega de prémios decorre dia 03 de abril, no Coliseu dos Recreios.

2024 revelou-se um ano de feitos marcantes para iolanda, que depois de vencer o Festival da Canção, conquistou o mundo com uma das melhores classificações de sempre de uma artista portuguesa na Eurovisão. Garantiu o 10.º lugar em Malmö, na 68.ª edição do Festival, com a interpretação do seu original "Grito". Regressou a Portugal em maio para duas noites esgotadas no Capitólio, em Lisboa, e uma data na conceituada Casa da Música, no Porto. Em junho editou o seu segundo EP de originais, 'OLHAR P'RA BAIXO' e revelou ainda duas colaborações: "Laurinda" juntamente com os Karetus e Vitorino e "Contratempo" com Marisa Liz. iolanda encontra-se hoje mais madura e confiante, pronta para levar as suas canções para novas direções e explorar novas sonoridades em palco.

Think Out Loud | Foto:D.R.

Na sexta-feira, 30 de maio, pelas 21h30, o Teatro das Figuras, em Faro, recebe um dos nomes mais carismáticos da música de raiz em Portugal: Buba Espinho. O artista sobe ao palco acompanhado pelos Camponeses de Pias, num espetáculo que promete uma fusão única de tradição e modernidade.

No próximo dia 30 de abril, pelas 21h00, o Auditório Municipal de Albufeira será palco de uma noite imperdível para os amantes da boa música, com o espetáculo "Jazz n' Blues à la Funk", protagonizado pelo músico João Galante. A iniciativa assinala o Dia Internacional do Jazz, celebrado mundialmente nesta data.