''Hello Heaven, Hello'' marca o regresso de YUNGBLUD

23-03-2025

Um hino épico de nove minutos marca o regresso de Yungblud, cantor reconhecido mundialmente, compositor, disruptor da indústria e inovador. O artista de 27 anos, natural de Doncaster, no Reino Unido, cujos últimos dois álbuns atingiram o 1.º lugar no Reino Unido e entraram para o Top 100 da "Billboard", e cujo repertório acumula já 6 mil milhões de streams a nível mundial, quebrou um período de silêncio nas redes sociais ao lançar a sua obra musical mais ambiciosa até hoje.

"Hello Heaven, Hello" segue a linhagem dos grandes medleys clássicos do rock britânico, numa composição que abrange vários estilos do género, evocando simultaneamente o passado e o futuro. Sempre a contracorrente, Yungblud prova, com este single, ser um dos jovens compositores e músicos mais imaginativos da atualidade.

Também foi lançado o vídeo oficial de "Hello Heaven, Hello", realizado por Charlie Sarsfield. O vídeo teve estreia televisiva na MTV Live, MTVU, MTV Biggest Pop e nos billboards da Paramount em Times Square.

Sobre a inspiração por trás da canção, Yungblud revela:

"'Hello Heaven, Hello' é a declaração de abertura do meu novo álbum. É uma jornada de redescoberta pessoal, um adeus ao passado e à forma como me conheciam ou me percecionavam antes, e um olá ao futuro e ao caminho que estou a seguir. Estabelece o precedente para o que este álbum é: uma aventura a nível sonoro mais ambiciosa do que nunca, uma viagem feita para ser ouvida na sua totalidade, que não se coíbe nem filtra a sua imaginação. Queria que o primeiro momento fosse uma declaração. Dissuadiram-me de lançar uma música de nove minutos e 13 segundos como o meu primeiro regresso depois de um ano, porque, no mundo moderno, isso é visto como um 'risco' — mas eu não vejo assim. Para mim, é uma oportunidade. Na minha opinião, o risco é a maior ferramenta de um artista — arriscar tudo em busca da melhor evolução e da melhor arte que se pode criar. Sem risco, não há inovação. Sinto que, pela primeira vez em muito tempo, estou exatamente onde devia estar, a fazer exatamente o que devia estar a fazer — a criar o que quero, a explorar o passado, o presente, o futuro e, mais importante, a mim mesmo. Este álbum parece-me mágico, e é aqui que começa. Onde é que vamos acabar? Vamos descobrir. Sobe para o cavalo. Vamos lá."

Curiosamente, a conceção da música surgiu há quatro anos — antes da produção do aclamado álbum homónimo "Yungblud" (2022) e durante os últimos momentos da exaustiva, mas entusiasmante digressão de "Weird!" (2020). Em vez de se regozijar com o seu novo sucesso comercial, o artista (cujo nome verdadeiro é Dominic Harrison) estava sozinho num quarto de hotel em Nova Iorque, a refletir sobre os possíveis obstáculos criativos que tinha pela frente. "Senti que estava a começar a repetir-me — tinha caído no meu próprio clichê… Tinha ficado confortável. De certa forma, era bom; significava que tinha o meu próprio estilo. Mas sempre disse que, se as pessoas soubessem o que eu ia fazer a seguir, isso seria o meu maior fracasso." Esta aversão à previsibilidade explica a sua escolha para o regresso: "Hello Heaven, Hello" não cumpre o formato tradicional de um single. Em vez disso, mostra o nível de composição e talento musical de que Yungblud é capaz, homenageando os maiores momentos do género pelo caminho.

Universal Music | Foto:D.R.

Na sexta-feira, 30 de maio, pelas 21h30, o Teatro das Figuras, em Faro, recebe um dos nomes mais carismáticos da música de raiz em Portugal: Buba Espinho. O artista sobe ao palco acompanhado pelos Camponeses de Pias, num espetáculo que promete uma fusão única de tradição e modernidade.

Foram cinco anos de interregno desde o último álbum até a este que agora estreia, mas música nova de Bispo não nos faltou durante esse tempo. É que, para o rapper de Algueirão-Mem Martins, editar um álbum ainda é coisa séria. E Entre Nós, disco que sucede a Mais Antigo (2020), é a derradeira prova de que...

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, anunciou esta sexta-feira, 18 de abril, que será decretado um dia de Luto Municipal em homenagem ao cantor Nuno Guerreiro, natural daquele concelho, que faleceu recentemente.