No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...
Festival Província Sonora regressa em Julho e Setembro

O Festival itinerante Província Sonora que começou a edição deste ano em Março, e conjuga a música erudita com a tradicional, continua nos meses de Julho e Setembro. O coração deste Festival pulsa em Vieira do Minho de onde flui para Zamora (Espanha), Macedo de Cavaleiros, Valtellina (Itália), Castelo Branco e Faial, afirmando o espírito de itinerância, descentralização e internacionalização.
O público vai poder assistir a concertos únicos de músicos como António Rosado (piano) e Filipe Quaresma (violoncelo): um dos pianistas portugueses de maior renome internacional e um dos mais destacados violoncelistas da atualidade, apresentam um repertório que contempla as riquíssimas sonoridades da música da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX; o Bando de Surunyo, um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII; Lívia & Fred apresentam o espetáculo "Nuvem rósea, chão de estrelas". Reconhecidos internacionalmente pelas suas escolhas de repertório e arranjos de rara beleza, exploram o universo das serestas, género que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro e que deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana; Martín Sued, compositor, arranjador e bandoneonista argentino. Nascido em Buenos Aires, iniciou os seus estudos musicais com a guitarra e depois passou a estudar bandoneón; Nuno Pinto e Bernardo Soares, que apresentam um recital de clarinete e piano e percorrem vários estilos musicais, do barroco ao contemporâneo, entre outros. Todos os concertos são de entrada livre.
Com um conceito original e inovador que começou em Março e vai até Setembro de 2023, este festival pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais.
Um festival que une todos quantos nele participam. Pessoas que, apesar de não se conhecerem, têm algo em comum. Locais que, embora distantes, estão ligados através do festival. A música como elemento de coesão social, despertando consciências ecológicas e fomentando o respeito pelo meio ambiente. É um festival que pretende sublinhar que "Província" engloba qualquer parte de um país, à exceção da capital.
Resultam as singularidades de cada geografia, os seus costumes, as suas comidas, as suas gentes e os seus ofícios. Assim se quer o Província Sonora, um espaço de partilha, de aprendizagem e, sobretudo, de chamada de atenção para outros sons, outras formas de vida, outro respeito pelo meio envolvente. Num formato aberto e líquido, num diálogo vivo entre os meandros de duas artes tão antigas quanto o homem conhece: a Natureza e a Música.
O Festival Província Sonora é uma iniciativa da Artway, entidade promotora e empresa dedicada à gestão cultural, gestão artística, produção e edição discográfica, em especial de música erudita. O Festival foi contemplado com o Programa de Apoio Sustentado da DGArtes.
AGENDA:ZAMORA, Espanha
15 JULHO
António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto ao Luar na Fundação Rei Afonso Henriques | 22h
MACEDO DE CAVALEIROS
16 JULHO
O Bando de Surunyo
Concerto ao Luar na Igreja de São Pedro | 21h30
VIEIRA DO MINHO
21 JULHO
Lívia & Fred: Nuvem Rósea, Chão de Estrelas
Concerto ao Luar na Praça Guilherme de Abreu | 22h
22 JULHO
Martín Sued
Paisagem Sonora no Caminho Anissó-Soutelo | 10h
Quarteto Rostos: Música no Feminino
Concerto Famílias na Casa de Lamas | 17h30
António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto Vespertino na Casa de Lamas | 19h
Ensemble Provinciano e Artistas Locais
Desgarrada Encantada na Praça Guilherme de Abreu | 22h
23 JULHO
Podcast Efeitos Colaterartes com convidados especiais
na Casa de Lamas | 11h
Nuno Pinto e Bernardo Soares: Volta ao Mundo em 1 Hora
Concerto Vespertino no Casa de Lamas | 19h30
Martín Sued e Orquestra Assintomática
Concerto ao Luar na Praça Guilherme de Abreu | 22h
VALTELLINA, Itália
25 JULHO
Coprodução Festival LaltraNote
António Rosado e Filipe Quaresma
Concerto ao Luar no Auditorium scuole Valdisotto | 22h
CASTELO BRANCO
8 SETEMBRO
Daniel Bernardes, Filipe Quaresma e João Barradas: Vignette
Concerto ao Luar no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco | 21h30
9 SETEMBRO
Podcast Efeitos Colaterartes com convidados especiais
no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco | 12h
FAIAL
Coprodução Festival Lava
28 SETEMBRO
Daniel Bernardes, Filipe Quaresma e João Barradas: Vignette
Concerto ao Luar no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta | 21h
Depois de esgotar quatro sessões no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Buba Espinho levou a sua música a sul e encantou o público do Portimão Arena, no passado dia 12 de abril, num concerto integrado no "Festival Mar Me Quer Portimão'25 – Spring Edition".
Na plateia, o público vestia indumentária a rigor para receber o autor de Ganga Com Ganga: dos pés à cabeça, o padrão dominante fez-se representar em larga maioria por cada sala, a condizer com a farda do protagonista. Sinal flagrante de que a persona artística elaborada por Miguel Luz na conceção do seu segundo álbum de originais a solo...
O Salão Preto e Prata do Casino Estoril foi palco, na noite de 5 de abril, de um concerto verdadeiramente inesquecível. Ágata, uma das vozes mais marcantes da música ligeira portuguesa, celebrou meio século de carreira com um espetáculo único que ficará para sempre na memória dos fãs.
Publicidade