Depois de um enorme sucesso no Brasil, o fenómeno digital Tropa dos Rosa prepara-se para conquistar novamente o público português com o espetáculo "A Origem dos Rosa, O Show". Esta superprodução estreia em setembro e passará por quatro cidades, em Portugal: Lisboa (dia 20), Porto (21), Portimão (27) e Braga (a 28 de setembro).
Festival MED e Som Riscado premiados na 9ª edição dos Iberain Festival Awards

O Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, recebeu este sábado, 15 de março, a gala da 9ª edição dos Iberain Festival Awards. Uma vez mais, Loulé foi laureado no evento, este ano com dois galardões, um para o Festival MED e outro para o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé.
O MED voltou a destacar-se pelo "Contributo para a Sustentabilidade", sendo o melhor festival nesta categoria, não só a nível nacional, como no contexto ibérico, superando nomes de peso como o Rock in Rio ou o Meo Kalorama, e o vencedor de Espanha, o Mallorca Live Festival.
Recorde-se que, já em 2019, o MED tinha sido o festival da Península Ibérica que mais contribui para as questões da sustentabilidade, nomeadamente por incluir iniciativas como o Copo Ecologico, energias renováveis através de células fotovoltaicas nos espaços de restauração do recinto, a disponibilização de pontos de água gratuitos e eficientes, a colocação de diversos dispensadores para beatas de cigarro, pastilhas elásticas e papeleiras inteligentes, a reutilização e reciclagem de materiais para a decoração de espaços ou a associação ao projeto Reefood, que apela a um consumo sustentável.
"A sustentabilidade é, há muitos anos, uma linha de rumo do Município de Loulé. Procuramos ser sustentáveis em todas as atividades que realizamos. No futuro, vamos fazer por merecer ainda mais este prémio", disse Vítor Aleixo, presidente da Autarquia de Loulé.
Por seu turno, o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé recebeu pela primeira vez um galardão nos Iberian. A atuação do DJ Branko na última edição (o concerto aconteceu a 22 de novembro) valeu o prémio de Melhor Atuação Eletrónica a João Barbosa, o músico, DJ e produtor conhecido no meio artístico como Branko. O espetáculo teve lugar num Cineteatro esgotado, com um público entusiasta para assistir a um momento em que o artista arriscou, não só na mistura das sonoridades, mas também no impacto visual e numa forte componente multimédia.
"Este é um festival que surpreende por ser pouco convencional, que tem uma tónica muito presente que é a criatividade", notou o autarca louletano, Vítor Aleixo.
De referir que também o Carnaval de Loulé era finalista na categoria de "Melhor Festividade", mas foi destronado pelo homólogo de Torres Vedras.
A gala dos Iberian Festival Awards reuniu centenas de agentes ligados ao mundo dos espetáculos de Portugal e Espanha e distinguiu vários festivais, promotores, artistas, marcas e serviços ligados a esta indústria. O Rock in Rio e a Last Tour, entidade que está por detrás de eventos como o MEO Kalorama, foram os grandes vencedores da noite. A personalidade distinguida foi Terry Costa.
Carlos Carmo, vereador dos Eventos, sublinhou a importância para o concelho de Loulé de ter acolhido esta gala organizada pela APORFEST. "Para o Município de Loulé foi um orgulho associarmo-nos a este evento. Hoje pudemos testar a capacidade que o Pavilhão Multiusos 25 de Abril para os grandes eventos, sejam eles de carácter desportivo ou cultural. Almancil e o concelho de Loulé passam agora a fazer parte da rota dos eventos, pois tem todas as condições, não só pelo espaço em si mas também pela oferta hoteleira e ao nível da restauração na sua envolvente", considerou.
C.M. Loulé
No próximo dia 31 de maio, pelas 22 horas, o Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados (Albufeira), será palco de um espetáculo de comédia imperdível com Fernando Rocha, Eduardo Madeira e Carlos Vidal – três nomes consagrados do panorama humorístico nacional.
De 15 de maio a 1 de junho, o palco do Teatro Armando Cortez, em Lisboa, recebe "Uma Comédia para Quem Não Sabe Dizer Não", protagonizada pela atriz brasileira Adriana Birolli. O espetáculo sobe à cena de quinta-feira a sábado, às 21h00, e aos domingos, às 18h00.
Simon Cowell, uma das figuras mais emblemáticas do entretenimento a nível mundial, vem pela primeira vez a Portugal para participar na conferência internacional ICON, sublinhando a dimensão global do painel de speakers deste evento, que terá lugar entre 4 e 6 de junho, na Meo Arena, em Lisboa.