CINE AMADORA 2025: de 6 a 9 de março

13-02-2025

A cidade da Amadora volta a ser o palco da Mostra Internacional de Cinema Cine Amadora, um evento dedicado à exibição do cinema dos países de língua portuguesa, ao protagonismo feminino no audiovisual e à democratização do acesso à cultura. Após uma edição inaugural de sucesso em 2024 e um ano zero experimental em 2023, a segunda edição da Mostra, de 6 a 9 de março de 2025, traz uma programação rica e diversificada, que aposta na transversalidade de públicos e na valorização das diferentes expressões cinematográficas da lusofonia.

Destaques da Programação 2025

O Cine Amadora 2025 apresenta um programa que reúne longas e curtas-metragens, cine concertos, debates, workshops e atividades formativas, ampliando ainda mais o impacto da mostra e reforçando o papel do cinema como ferramenta de expressão, resistência e transformação social. Entre os destaques da programação:

  • Carta Branca à Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), promovendo a exibição de trabalhos académicos e incentivando o diálogo entre novas gerações de cineastas.

  • Seleção especial do Festival Olhares do Mediterrâneo, dando visibilidade à produção cinematográfica realizada por mulheres.

  • Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), abordando questões sociais contemporâneas e promovendo reflexões sobre racismo, imigração e identidade.

  • Cineconcerto "A Concha e o Clérigo", com Helena Silva, proporcionando uma experiência cinematográfica imersiva ao vivo.

  • Exibição do filme "Manga D'Terra", de Basil da Cunha, reforçando a ligação entre o cinema e o território da Amadora.

  • Sessões dedicadas a escolas e seniores, garantindo a inclusão de diferentes públicos e o acesso a experiências cinematográficas diversificadas.

  • Entrada gratuita para todas as sessões e workshops, reforçando o compromisso da mostra com a acessibilidade e democratização da cultura.

(C)Fronteira dos Afetos

A noite de 14 de fevereiro na MEO Arena ficou registada para a história e serviu como mais uma evidência (como se mais provas fossem necessárias) de que os D.A.M.A são uma das maiores bandas nacionais no ativo.

Após ter atuado no passado fim de semana para uma plateia cheia na Casa da Música no Porto, a artista Milhanas subiu no passado dia 13 de fevereiro ao palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para um espetáculo inesquecível. Perante uma sala também cheia, a artista surgiu num cenário impactante, com vários elementos cobertos por plásticos...

Na passada sexta-feira, dia 07 de fevereiro, o Coliseu do Porto acolheu uma noite inesquecível com o espetáculo "Eu e Ele" de Carolina Deslandes e Diogo Clemente. Este concerto seguiu-se a duas noites igualmente marcantes, nos passados dias 24 e 25 de janeiro, no Coliseu de Lisboa. Três noites, três casas completamente cheias, que celebraram não...