A primeira edição da Blues Sessions do Festival Internacional Nova Arcada Braga Blues fez história no passado dia 21 de março, no Espaço Vita, em Braga, com um concerto arrebatador dos lendários The Animals.
CINE AMADORA 2025: de 6 a 9 de março

A cidade da Amadora volta a ser o palco da Mostra Internacional de Cinema Cine Amadora, um evento dedicado à exibição do cinema dos países de língua portuguesa, ao protagonismo feminino no audiovisual e à democratização do acesso à cultura. Após uma edição inaugural de sucesso em 2024 e um ano zero experimental em 2023, a segunda edição da Mostra, de 6 a 9 de março de 2025, traz uma programação rica e diversificada, que aposta na transversalidade de públicos e na valorização das diferentes expressões cinematográficas da lusofonia.
Destaques da Programação 2025
O Cine Amadora 2025 apresenta um programa que reúne longas e curtas-metragens, cine concertos, debates, workshops e atividades formativas, ampliando ainda mais o impacto da mostra e reforçando o papel do cinema como ferramenta de expressão, resistência e transformação social. Entre os destaques da programação:
Carta Branca à Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), promovendo a exibição de trabalhos académicos e incentivando o diálogo entre novas gerações de cineastas.
Seleção especial do Festival Olhares do Mediterrâneo, dando visibilidade à produção cinematográfica realizada por mulheres.
Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), abordando questões sociais contemporâneas e promovendo reflexões sobre racismo, imigração e identidade.
Cineconcerto "A Concha e o Clérigo", com Helena Silva, proporcionando uma experiência cinematográfica imersiva ao vivo.
Exibição do filme "Manga D'Terra", de Basil da Cunha, reforçando a ligação entre o cinema e o território da Amadora.
Sessões dedicadas a escolas e seniores, garantindo a inclusão de diferentes públicos e o acesso a experiências cinematográficas diversificadas.
Entrada gratuita para todas as sessões e workshops, reforçando o compromisso da mostra com a acessibilidade e democratização da cultura.
(C)Fronteira dos Afetos
A digressão "João Só e Tiago Nogueira cantam coisas em português e em estrangeiro", subiu aos palcos do M.Ou.Co no Porto, o Convento de São Francisco em Coimbra e o Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis para três concertos perante casas cheias. A forte adesão do público confirma o entusiasmo à volta da união dos dois artistas, que seguem agora...
Bispo triunfa no Coliseu do Porto
No passado sábado, dia 22 de março de 2025, Bispo subiu ao palco do Coliseu do Porto AGEAS para um concerto inesquecível, marcando a sua estreia nesta emblemática sala portuense. A atuação, que contou com lotação esgotada, reafirmou a forte ligação do rapper de Algueirão-Mem Martins ao público do norte do país.
Mariza voltou a conquistar Paris com dois concertos arrebatadores no icónico Théâtre du Châtelet — uma das salas mais prestigiadas da Europa. Perante um público rendido, a artista portuguesa entregou-se por completo à música, à emoção e à palavra, numa comunhão profunda que ultrapassou fronteiras e idiomas.