CAPICUA revela novo tema, ''Chiaroscuro''

27-02-2025

Capicua acaba de revelar "Chiaroscuro", o segundo avanço do álbum "Um Gelado Antes do Fim do Mundo", com edição a 21 de Março.
O disco será apresentado no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no dia 20 de Março e na Casa da Música, no Porto, no dia 27 do mesmo mês. Os bilhetes para ambos os espetáculos encontram-se à venda.

"Chiaroscuro" é um jogo de luz e sombra. Um retrato dos contrastes que fazem das redes sociais uma amálgama de tudo o que há de mais frívolo e mais injusto, mais ligeiro e mais violento, mais superficial e mais urgente.
A canção mistura palavra dita (num poema contundente e irónico sobre o nosso tempo) e um rap frenético que vive da dualidade e do contraste dos estímulos e da informação que encontramos online.

O adormecimento, a dopamina rápida, a distração e o escapismo, convivem com a atualização ao segundo de tudo o que se passa no mundo, de preocupante, escabroso e inadiável. E, nós, hipnotizados pelo scroll, vivemos nessa sinistra montanha-russa cada vez mais imunes ao impacto das coisas, mais cínicos e incapazes de empatizar.

A letra é da autoria de Capicua, num beat que alude ao Grime de Keso e Luís Montenegro. O lyric vídeo é de André Tentúgal, com uma sarcástica performance da atriz Cláudia Jardim.

"Chiaroscuro" já pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.

®Radar dos Sons 

Na sexta-feira, 30 de maio, pelas 21h30, o Teatro das Figuras, em Faro, recebe um dos nomes mais carismáticos da música de raiz em Portugal: Buba Espinho. O artista sobe ao palco acompanhado pelos Camponeses de Pias, num espetáculo que promete uma fusão única de tradição e modernidade.

Foram cinco anos de interregno desde o último álbum até a este que agora estreia, mas música nova de Bispo não nos faltou durante esse tempo. É que, para o rapper de Algueirão-Mem Martins, editar um álbum ainda é coisa séria. E Entre Nós, disco que sucede a Mais Antigo (2020), é a derradeira prova de que...

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, anunciou esta sexta-feira, 18 de abril, que será decretado um dia de Luto Municipal em homenagem ao cantor Nuno Guerreiro, natural daquele concelho, que faleceu recentemente.