Afonso Cabral, Chica e Ana Lua Caiano no Ciclo de Concertos ao Entardecer 2023

05-09-2023
Ana Lua Caiano
Ana Lua Caiano

Ilha da Culatra, Faro e Fortaleza de Sagres voltam a ser os palcos escolhidos  para o Ciclo de Concertos ao Entardecer.

Os concertos de música Indie/Pop acontecem às sextas-feiras, às 18h30, no Largo da Igreja, na Ilha da Culatra, aos sábados, às 19h00, na Galeria Arco, em Faro, e aos domingos, às 17h30, na Fortaleza de Sagres, estes últimos através do apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O primeiro convidado da edição de 2023 é Afonso Cabral, que se apresenta no dia 08 de setembro na Ilha da Culatra e no dia 10 no Auditório da Fortaleza de Sagres. Neste caso, o habitual concerto na Galeria Arco não acontece devido à realização do Festival F, entre os dias 7 e 9 de setembro, período em que o pátio onde fica sediada a ArQuente se transforma num dos palcos do maior festival da cidade.

Afonso Cabral, conhecido enquanto vocalista dos 'You Can't Win, Charlie Brown', apresenta-se neste concerto a solo, voz e guitarra. 'Morada' é o seu primeiro disco em nome próprio e em português, gravado, posteriormente, ao vivo, no Centro Cultural de Belém. O concerto da Culatra contará com um convidado especial, Pedro Branco, também ele músico dos 'You Can't Win, Charlie Brown'.

No fim de semana seguinte (dias 15, 16 e 17 de setembro) o cair da tarde será na companhia de Ana Lua Caiano, um projeto que explora a fusão da música tradicional portuguesa com a música eletrónica e sons do dia-a-dia. "One women show", com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos. Os temas do seu mais recente EP 'Cheguei tarde a ontem' farão com certeza parte do repertório.

O encerramento do Ciclo de Concertos ao Entardecer deste ano está a cargo do projeto Chica, que se apresentará em duo, com Bá Álvares no contrabaixo, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Chica traz-nos uma sonoridade entre o folk e o jazz, com letras escritas à sombra do desencantamento de quando se chega à vida adulta. 'Cada qual no seu buraco' é o nome do seu primeiro EP.

Os Concertos ao Entardecer têm o apoio da Câmara Municipal de Faro, da União de Freguesias de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve. Para além disso conta com a parceria da Associação de Moradores da Ilha da Culatra e o apoio do restaurante Tertúlia Algarvia e da seguradora Falcão Marques Seguros.

Como parceiros de comunicação a ArQuente e os Concertos ao Entardecer contam com o Sul Informação e a RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.

Bilhetes | Reservas | Informações: arquente@gmail.com

Datas, Horários e Locais dos Concertos:

AFONSO CABRAL

08 setembro (18h30) - Ilha da Culatra

10 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

ANA LUA CAIANO

15 setembro (18h30) - Ilha da Culatra

16 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
17 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

CHICA

22 setembro (18h30) - Ilha da Culatra
23 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
24 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

Os Morandi, dupla romena formada por Marius Moga e Randi, pioneiros no sucesso internacional da música romena estão de regresso com este "No Sleep" que conta com a voz de Eneli. Esta canção presta homenagem a um dos heróis musicais da Roménia, Gheorghe Zamfir, incluindo um sample do seu êxito "Lonely Shepard". Os Morandi acumulam feitos como ter 8...

Depois de vencer o prémio de canção do ano com 'Onde Vais' de Bárbara Bandeira e Carminho, vencer o Globo de Ouro de artista revelação, e após single de colaboração com os Azeitonas no início do ano, Ivo Lucas lança novo single, desta vez com Noninho Navarro.

'Tela' é o mais recente single de A SUL, a artista que nos brindou com o inesquecível 'Gin' e momentos memoráveis no seu projeto anterior. Desta vez, oferece-nos uma nova canção, uma autêntica pintura sonora, onde cada nota se transforma em cor e emoção, e nos envolve de uma forma muito particular. Canção esta que fará parte do seu próximo projeto....

"Escolhi esta canção para primeiro single em parte porque tem um toque especial do meu avô. Houve um dia que ao jantar com a minha família ele começou a declarar a quadra do refrão, perguntei logo ao meu avô se a podia usar numa música minha e decidi escrever o resto da letra à volta desta quadra, esta canção...