Academia Portuguesa de Cinema anuncia filmes candidatos para representar Portugal nos Prémios Goya
"Alma Viva" e "Great Yarmouth: Provisional Figures" são os filmes selecionados pela direção da Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidatos de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano e Melhor Filme Europeu, respetivamente, na 38ª edição dos Prémios Goya, organizados pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha.
"Alma Viva", candidato a Melhor Filme Ibero-americano, é realizado por Cristèle Alves Meira e produzido por Midas Filmes. "Great Yarmouth: Provisional Figures", candidato a Melhor Filme Europeu, é realizado por Marco Martins e produzido por Uma Pedra no Sapato.
As longas-metragens foram selecionadas entre todos os candidatos elegíveis, estreados em Portugal entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, condição necessária para esta nomeação.
A direção da Academia considera que Alma Viva "é um retrato das nossas tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que nos compõem enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição".
Sobre Great Yarmouth, a ACP acha que "o filme reflete sobre importantes questões laborais da emigração portuguesa, no contexto de um Reino Unido na iminência do Brexit, através de uma linguagem crua e dilacerante, onde o belo nos surpreende nos cantos mais inóspitos do ser humano."
Os vencedores da 38º edição dos Prémios Goya serão conhecidos na cerimónia que se realizará em Valladolid, a 10 de fevereiro de 2024.
Publicidade